O fator humano na automatização de processos e transformação digital
- fabiozefero77
- 4 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de dez. de 2023
Quando uma mudança acontece em uma empresa? Quando o conselho aprova uma fusão com um concorrente? Quando o Diretor decide implementar um novo sistema de ponta? Quando um gestor apresenta as metas anuais? Sim, com certeza, estes são grandes momentos que levam a mudanças organizacionais.
Por outro lado, para as mudanças verdadeiramente acontecerem na ponta uma mudança precisa acontecer dentro de cada colaborador: a mudança de atitude!
Para obter aumento de produtividade nos processos transacionais a mudança deve começar com a mudança de mindset de que opera o processo, daquele que bota a mão na massa todos os dias e sofre com os prazos limitados, sistemas não integrados, grandes volumes de admissões, rescisões, movimentações, lançamentos, etc.
É comum empresas que implementam sistemas modernos e caríssimos e o analista insiste em ter controles em excel, duplicando os esforços e desperdiçando seu precioso tempo, ou seja, se ocupando com atividades que não agregam valor, gerando mais custos.

Vivemos um momento muito especial no mercado. Existe uma proliferação de novas tecnologias e start ups buscando resolver as mais variadas dores dos clientes buscando aumentar a eficiência, melhorar a experiência dos usuários e redução de custos. É fantástico viver neste mercado tão rico!
Para isso tudo funcionar precisa haver uma mudança de atitude em nível individual. As pessoas precisam ver essas inovações como amigas para aumento de eficiência e não como inimigas que vieram para roubar seus empregos. Essas tecnologias são aliadas para melhorar a qualidade de vida, sobrar tempo para pensar em melhorias e cuidar dos desafios que demandam criatividade e que podem gerar soluções para o negócio e clientes internos e externos.
O ser humano é paradoxal. Ao mesmo tempo em que é insatisfeito por natureza, sempre querendo mais, ele também tem medo do desconhecido e por isso resiste às mudanças. Às vezes, as pessoas precisam de um empurrãozinho para aderir às novidades.
A adoção de novas ferramentas tecnológicas devem vir acompanhadas de ações de comunicação, engajamento e treinamento da equipe. As pessoas adotam mudanças que geram benefícios visíveis para elas. As pessoas não podem se sentir ameaçadas pelas mudanças e a melhor forma é convidá-las a se engajar na jornada de transformação digital.
As pessoas estão ávidas por aprender e crescer. Quem bota a mão na massa no processo é quem sabe onde estão as oportunidades de melhoria. A ferramenta em si não gera mudança, mas a combinação da ferramenta com as pessoas engajadas na causa.
A colaborador digital pensou nisso para você. Combinamos ferramentas tecnológicas com a gestão da mudança cultural. Com nosso programa de transformação de mindset de melhoria contínua, automatizações, os ganhos de eficiência vão muito além. As mudanças são sustentáveis no longo prazo. A busca de oportunidades de automatizações vira uma competência permanente da sua equipe que gera um ciclo virtuoso.