top of page

Internalizar ou Terceirizar a Área de Administração de Pessoal das Empresas?

  • fabiozefero77
  • 1 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 12 de dez. de 2023


Entende-se que os Estados Unidos foram os pioneiros na terceirização de folha de pagamento na década de 1950, quando as empresas começaram a utilizar serviços de processamento de folha de pagamento oferecidos por empresas especializadas, conhecidas como BPO "Business Process Operations” ou “Outsourcing de Folha de Pagamento” Esse modelo de negócios cresceu e se espalhou para outros países ao longo dos anos e então surge a dúvida: Internalizar ou Terceirizar a área de Administração de Pessoal das Empresas?

A terceirização de folha de pagamento, ou seja, a prática de contratar uma empresa externa para realizar o processamento de salários e benefícios dos funcionários.

No Brasil, esta prática começou a ganhar mais destaque e se expandir significativamente no início dos anos 2000.

Vantagens dos Sistemas de Automação
RH Administração de Pessoas

A motivação para terceirizar a folha de pagamento tem vários motivos, mas, geralmente inclui a busca por eficiência, conformidade regulatória e a capacidade de se concentrar em atividades principais do negócio, ou seja, focar nas coisas estratégicas da área de recursos humanos.


Agora, vamos avaliar com calma se terceirizar sua folha de pagamento, fará com que você deixe de focar no burocrático para trabalhar nas coisas que realmente agregam valor ao seu negócio, ou seja, ser estratégico para a organização.


Qual é o custo mensal da sua folha de pagamento?


Como você trata a contabilização da folha de pagamento na sua empresa?


Suas provisões de férias e 13º salário são tratados com o devido cuidado

pelo time que realiza a contabilização da folha?


Qual é o percentual que o custo de pessoas representa no seu negócio?


Você já mediu o percentual de descontentamento que os erros de folha de pagamento causam nos seus colaboradores?



Já imaginou que seus provisionamentos de folha, férias e 13º salário podem estar impactando o seu DRE ou o custo fixo de um determinado produto da sua empresa?

Sim, o cálculo da folha, a contabilização, as provisões, o pagamento dos salários dos empregados de uma empresa é muito ESTRATÉGICO, por este motivo, não pode ser dado para outra empresa fazer.



Nos últimos anos, tenho dito para os executivos das empresas por onde tenho a oportunidade de desenvolver projetos que é preciso separar bem o que pode ser terceirizado ou automatizado com a utilização das ferramentas de RPA (Robotics Process Automation) ou Inteligência Artificial.


Já paramos para analisar que as empresas que outsourcing, BPO, terceirização de folha, oferecem como principal serviço o cálculo da sua folha de pagamento? Sim, o estratégico da sua empresa sendo feito por profissionais que você não teve a opção de escolher para trabalhar.


Acredito que os serviços transacionais, processos repetitivos, consultas a órgãos governamentais que não agregam valor na área de administração de pessoal devem ser automatizados e terceirizados para empresas que fazem isso diariamente.

Quais são esses processos?


-Solicitação e envio de aviso e recibo de férias;


-Emissão e envio de kit de rescisão (TRCT, Seguro desemprego, extrato de FGTS, guia de GRRF, médias de prêmios recebidos e etc;


-Emissão de kit de admissão para serem enviados para as plataformas de assinatura online;


-Emissão, auditoria, solicitação e assinatura de termos de solicitação de vale transporte;


-Conferência das faturas de planos médicos, seguro de vida, odontológicos, vale refeição, alimentação e demais benefícios da empresa;


-Recebimento, análise e reprovação de atestados médicos;


-Envio de requisições de afastamento por auxilio doença ou acidente do trabalho;


-Envio e conferência das assinaturas das folhas de ponto dos empregados;


-Conferência das horas realizadas versus horas efetivamente contratadas;


Essas atividades normalmente são realizadas por auxiliares, assistentes ou analistas jrs aumentando a folha salarial da área de recursos humanos nas empresas.

Em última análise, a decisão de terceirizar ou internalizar a folha de pagamento deve ser baseada nas necessidades específicas da empresa, seus recursos, seu apetite por riscos e seus objetivos estratégicos. Algumas empresas podem optar por uma abordagem híbrida, terceirizando e automatizando apenas as tarefas que não agregam valor, deixando o processo de cálculo de folha que é crítico sendo realizado internamente.

Fale conosco e descubra como podemos ajudar à sua empresa a avaliar a automação e a terceirização de atividades operacionais na sua empresa.






bottom of page